10 itens imprescindíveis para levar no mochilão
Liza Roriz 25/10/2012

Comecei a fazer as malas para a África do Sul hoje de manhã. Alguns itens são essenciais nas viagens que fazemos de mochila, principalmente quando se está sozinha. Segue a lista do que não falta na minha mala:

1. Smartphone: sem dúvida o item mais precioso! Motivos pelos quais ele salva num mochilão:

  • Lá estão todas as músicas
  • Usar a Internet para enviar e-mails, reservar albergues, pesquisar sobre cidades e usar aplicativos de viagem
  • Prático para falar no Skype com os amigos e a família
  • Fotos, fotos e mais fotos
  • Aplicativos como o da lanterna podem ser extremamente úteis

Obs. Um carregador portátil de celular também é muito importante: de nada adianta um sem bateria. A do meu celular não dura nada, então um carregador é tão importante quanto o próprio.

2. Cadeados: importantíssimo e autoexplicativo. Leve alguns cadeados para trancar o mochilão ao deixá-lo no hostel e leve outro para deixar na bolsa. De vez em quando você irá precisar, como em passeios em que irá ficar longe dela, por exemplo, em mergulhos.

3. Havaianas: são tudo na vida! Seja para passear na cidade, ir para a praia e, principalmente, tomar banho nos hostels. Sempre levo duas ou três, resultado de um trauma em viagem para a Croácia, onde a minha arrebentou e uma nova custava em torno de 40 euros. É muito dinheiro para um par de Havaianas. Além disso, adoro dar as minhas sandálias de presente no final das viagens. Você sempre faz vários amigos lá fora e é uma ótima lembrançinha, os gringos adoram!

4. Saco de dormir: não precisa dormir no meio do mato para usar um saco de dormir. Muitas vezes, as roupas de cama dos albergues podem não ser tão limpinhas como você esperava e aquela coberta do ano de 1500 e bolinhas dá até arrepios. Sendo assim, entre no seu casulo e tenha uma ótima noite! Dica: sou apaixonada pelo meu saco de dormir. Ele é hiper compacto e quase não ocupa espaço. Comprei na Decathlon, é o S15º Ultralight da marca Quechua.

5. Lenços umedecidos e Álcool em gel: você deixa as mãos sempre limpas com o álcool em gel, e os lenços umedecidos são práticos na limpeza de sujeira, além de refrescar e ajudar na higiene íntima quando há falta de papel higiênico, por exemplo.

6. Canivete: comprei o meu canivete numa loja de souvenir em Fátima, Portugal. Ele é ótimo e até se divide em dois para virar um garfo e uma faca. Outras funções que uso bastante é o cortador de unha e a lixa. É sempre bom ter um canivete afinal nunca se sabe quando iremos precisar dele. Obs. Nunca leve um canivete na mala de mão se for viajar de avião, a probabilidade de você ter que abandoná-lo no embarque é de 100%.

7. Toalha compacta: numa viagem de mochilão, economizar espaço e peso é muito importante. Para isso, sempre levo uma toalha compacta da Quechua. Ela é leve, compacta, suave e tem forte poder de absorção, é mágica!

8. Adaptador global: de nada adianta todos os eletrônicos se não há como carregá-los. Ao invés de perder tempo procurando um adaptador local na viagem, compre um global e esqueça esse problema. 

9. Câmera fotográfica: extremamente óbvio, é o item mais importante da viagem. Eu, pessoalmente, sou uma photo freak e a câmera é a minha melhor amiga nas viagens. Leve a sua, seja criativo e faça várias fotos e filmes para relembrar os bons momentos. Obs. Levar um HD externo é muito importante também. Como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”, então fazer o backup diário da sua câmera é essencial para prevenção de fatalidades. Para quem tem Internet rápida, o Picasa, Skydrive ou o Dropbox também são boas opções.

10. Produtos brasleiros: tudo bem, esse não é tão imprescindível assim. Mas sempre levo alguma coisa brasileira, como latinhas de cachaça e principalmente uma lata de leite Moça. Conversas sobre o Brasil irão surgir e você pode mostrar um pouquinho das coisas que gostamos (obs. odeio cachaça, mas tá valendo!)

Itens essenciais no mochilao

Liza Roriz

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *