Como tirar o visto para os Emirados Árabes sem sair de casa?
Liza Roriz 19/10/2012

Para entrar nos Emirados Árabes, brasileiros precisam de visto. O processo é bem simples e pode ser todo feito online.

Em primeiro lugar, o visitante precisa de um sponsor (algum responsável por ele durante a estadia no país) para solicitar o seu visto. O sponsor mais comum é a Emirates Airlines, que pode ser usada caso a pessoa viaje através dela. Se não for o caso, agências de turismo, hotéis ou residentes nos EAU que irão oferecer a hospedagem podem prestar o serviço.

Para passageiros em trânsito de até 96 horas, é possível tirar o visto na chegada ao país. Eu sou precavida e não recomendo. Conheço pessoas que não conseguiram nem embarcar por não estarem com o visto em mãos (100% dos casos não estavam viajando pela Emirates Airlines). E mesmo para quem está viajando pela Emirates, apesar de não haver esse tipo de problema, corre o risco de adicionar longas horas no aeroporto em filas para pagamento, fotos, triagens biométricas da retina, etc. Além de tudo, o visto é mais caro. Sendo assim, vou falar de como tirar o visto no Brasil, que foi o meu caso.

Tirando o visto no Brasil

Além do próprio site da Emirates, existem várias agências que ajudam com o processo de emissão de visto e tirei o meu com uma delas. Me foi cobrado R$130,00 por 30 dias no país (julho de 2011).

Documentos necessários para emissão do visto:

A primeira pergunta que me fizeram foi se eu tinha viajado nos últimos cinco anos para a Austrália, Canadá, Estados Unidos ou Japão, pois isso facilitaria a obtenção do visto. Como tinha acabado de visitar os EUA, precisei entregar os seguintes documentos:

– Cópia do visto dos EUA

– Cópia das primeiras páginas do passaporte

– Formulário de solicitação de visto

– Foto 3×4

– Reserva da passagem aérea

– Reserva do hotel (caso vá ficar na casa de alguém, é necessário que o residente providencie o visto junto ao departamento de imigração).

E quem não viajou para a Austrália, Canadá, Estados Unidos ou Japão nos últimos cinco anos?

Neste caso, além da documentação já citada, a pessoa precisa comprovar que pode custear a viagem apresentando extratos bancários, cópias de contra cheques, declarações de imposto de renda, comprovantes de bens, etc.

Conclusão

A obtenção do visto para os Emirados Árabes é simples, prática e rápida. Não é necessário ir ao consulado e o visto não consta no passaporte: trata-se apenas de uma folha avulsa que deve ser impressa e apresentada junto ao documento.

Sendo assim, após enviar toda a papelada e pagar a taxa de R$130,00, a agência me enviou o visto três dias depois no meu e-mail. Fácil, não?

 

Exemplo do visto para os EAU:

Visto Dubai

 

Liza Roriz

3 Comments

  1. Boa tarde. Você pode me passar o contato de quem fez o seu visto para os Emirados Arabes? Vou viajar para lá em julho e estou com muita dificuldade de encontrar empresas no brasil que prestem o serviço. Muito Obrigado.

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *