O surpreendente passeio por uma Fazenda de Vieiras em Ilha Grande
Liza Roriz 10/07/2017

Eu nunca tinha pensando em visitar uma Fazenda de Vieiras antes de conhecer Angra dos Reis e Ilha Grande, mas sem dúvida o passeio me surpreendeu e eu indico para qualquer pessoa que vá para a região!

As vieiras são saborosos frutos do mar que vivem dentro de conchas. E você sabia que todas as conchas do mundo são ou já foram carapaças de moluscos marinhos como as vieiras? Absolutamente todas as conchas que encontramos na praia são os restos desses animais, que podem ter morrido hoje ou há milhares de anos atrás, e quanto maior a concha, maior era o animal. Interessante, né?

Fazenda de Vieiras - Fazenda Mariculta da Costa Verde - Angra dos Reis e Ilha Grande
O tamanho da concha está relacionado a idade da vieira

As vieiras são iguarias caras e podem ser encontradas nos melhores restaurantes. O preço da vieira é resultado do árduo e detalhado trabalho que é a produção destes animais.

Só é possível criar vieiras em águas extremamente limpas e em caso contrário, elas não resistem e morrem. Por isso, além de ser uma delicatéssen saborosa, a presença de vieiras nas águas é um ótimo indicador de proteção ambiental.

A baía de Ilha Grande é a região que mais produz vieiras no Brasil e hoje conta com mais de 10 fazendas marinhas dedicadas a produção deste animal. Nós fomos conhecer um pouco do processo na Maricultura Costa Verde, que além de vieiras, produz também o peixe Bijupirá.

Ao chegar na Fazenda fomos recebidos pela gerente que nos contou em detalhes como funciona o trabalho deles de forma bem divertida, didática e interessante.

Em seguida, pegamos o barco e fomos conhecer os locais onde estão os peixes e vieiras:

Fazenda de Vieiras - Fazenda Mariculta da Costa Verde - Angra dos Reis e Ilha Grande

Dentro dos tanques naturais da foto acima estão os peixes bijupirás. Eles são separados por idade e também são selecionados aqueles próximos a virar comida ou que serão promovidos a pais e mães dos próximos peixes. O bijupirá se parece com um caução ou pequeno tubarão devido a sua barbatana.

Fazenda de Vieiras - Fazenda Mariculta da Costa Verde - Angra dos Reis e Ilha Grande

As vieiras ficam dentro de redes como a da foto acima. Todos os dias os funcionários retiram uma rede dessas de dentro da água para medir o tamanho das vieiras e reagrupá-las novamente de acordo com o tamanho (algumas crescem mais rápido que outras).

A nossa guia retirou uma das vieiras de dentro da água e abriu a concha para vermos como ela é por dentro. O animal quando está vivo e dentro da água fica abrindo e fechando sua concha o tempo todo, mas quando se sente ameaçado se fecha de tal forma que só é possível abrir a concha com faca.

Fazenda de Vieiras - Fazenda Mariculta da Costa Verde - Angra dos Reis e Ilha Grande
Vieira ainda viva

No fim do passeio fizemos uma degustação de vieiras e vimos que são realmente deliciosas! Tivemos uma tarde super agradável fazendo esse passeio e por isso recomendamos a todos que forem para Ilha Grande e Angra dos Reis. Para saber mais sobre a Maricultura Costa Verde, clique aqui.

Fazenda de Vieiras - Fazenda Mariculta da Costa Verde - Angra dos Reis e Ilha Grande
Degustação de vieiras

Conheça também esses destinos da Costa Verde:

A praia de Lopes Mendes, eleita uma das praias mais bonitas do mundo!

5 paradas obrigatórias num passeio de lancha pela Costa Verde

Fomos convidados para conhecer Angra dos Reis e Ilha Grande pelo Angra CVB e ficamos hospedados no Hotel Promenade Angra Marina & Convention .

Liza Roriz

1 Comments

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *