Passeando por Soweto
Liza Roriz 10/11/2012

Soweto era um bairro de Johannesburg que surgiu durante a segregação racial ocorrida na África do Sul (Apartheid).  O local cresceu após uma epidemia de peste bubônica numa comunidade negra de Johannesburg que precisou ser queimada, e os habitantes foram realocados lá. O nome Soweto veio das primeiras letras de “South Western Township”. Atualmente, Soweto tem a sua própria administração e ganhou o estatuto de cidade. Mais de um milhão de pessoas vivem por lá e uma parte do local é uma verdadeira favela.

A classe média

Soweto é enorme e almoçamos numa região onde mora a classe média. A região é arrumada e bastante limpa, as casas são uma graça e em algumas esquinas estão os locais vendendo souvenirs africanos.  É nessa parte que está a antiga casa de Mandela, que podemos visitar.

Soweto

Soweto

Soweto

Oxtail:

Soweto

Soweto

A classe baixa

Estávamos com um guia quando chegamos lá, porém ele contratou um outro guia da região para nos levar para um passeio, inclusive para a sua casa, onde conhecemos a sua família e os quartos, tudo muito humilde. Já na entrada da favela, várias crianças nos abordaram e começaram a conversar conosco, pegar na mão, pedir que tiremos fotos com elas, etc. Elas são muito carinhosas e fofas! Por outro lado, ficam o tempo todo pedindo dinheiro, mas o guia havia dito para não dar pra ninguém para não dar briga. Então fica a dica: se você for para Soweto, passe num mercado, compre alguns doces, comidas, ou qualquer lembrancinha para dar para elas. A região é extremamente pobre e saí de lá com dor no coração de não ter ajudado. Apesar da pobreza, é interessante observar como os moradores da região são felizes, brincalhões, sociáveis. É impossível sair de lá e não perceber como podemos ser ingratos às vezes, não dando o valor devido no que temos e nos achando no direito de reclamar de algumas situações, quando pessoas que não tem absolutamente nada conseguem demonstrar tanta felicidade.

Caso vá para Soweto, nem pense em ir sozinho, pois pode ser muito perigoso. Sempre contrate um guia que conhece a região.

Soweto

Soweto

 

Soweto

Soweto

Orlando Towers

Na entrada de Soweto estão as Orlando Towers, duas torres que faziam parte de uma estação de energia e hoje estão desativadas. Hoje o local é sinônimo de aventura e é possível fazer vários esportes radicais lá de cima, inclusive o bungee jumping.

Soweto

Soweto

Mais fotos na galeria abaixo:

Liza Roriz

4 Comments

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *