Por que você deve conhecer Bali
Liza Roriz 14/04/2016

Bali é uma ilha enorme na Indonésia e cheia de encantos. Para absorver tudo o que o local oferece, é recomendável se hospedar em diferentes pontos da ilha enquanto explora cada região. Outra forma é escolher uma base para passar uma temporada maior, visitando os lugares com calma.

Pessoas do mundo inteiro escolhem a segunda opção, alugam casas em Bali e passam meses por lá. O boom mesmo se deu em 2010 após após o lançamento do filme “Comer, Rezar e Amar”, baseado no livro de Elizabeth Gilbert.

Por que passar uma temporada em Bali?

Não é só pelo tamanho da ilha que você deveria passar um tempo em Bali. A cultura balinesa é singular. A religião hindu, predominante na ilha, é bem interessante. As pessoas são muito abertas, gentis e simpáticas. A natureza é fantástica e há muitas trilhas para entrar em contato e apreciá-la, seja escalando vulcões, caminhando pelos arrozais, desbravando praias desertas, e muito mais. A culinária é uma delícia e também há inúmeras opções de restaurantes vegetarianos, veganos e de comidas saudáveis. E o melhor, a energia na ilha é incrível! Ainda não te convenci? Outra importante vantagem é que a Indonésia é um país muito barato, até mesmo para nós brasileiros!

Oferenda Hindu Bali Indonésia
Oferendas hindus

Que região é mais legal?

A região de Kuta e Seminyak é famosa pelos incontáveis bares, baladas, beach clubs e festas, que atraem os turistas mais animados. Eu, particularmente, não gostei muito do caos da região de Kuta e prefiro a vizinha Seminyak. As praias do sul, como Padang PadangUluwatu e Green Bowl são lindas e as duas últimas as queridinhas dos surfistas. O norte é pouco explorado turisticamente, é comum ver golfinhos na praia Lovina e tartarugas na praia Permuteran em cada amanhecer. A minha região preferida é Ubud, no centro da ilha, e eu já conto o porquê.

Muitas pessoas tem a imagem de que Bali possui praias belíssimas e é super romântica. Eu discordo. Para nós brasileiros que estamos acostumados com praias paradisíacas, as de Bali estão longe de encherem os olhos, com exceção de algumas no sul da ilha. E também não é necessariamente romântica, Bali recebe muitos baladeiros, surfistas, pessoas em busca do autoconhecimento e muito mais. Porém, também abriga alguns dos melhores hotéis do mundo, e mais precisamente, várias das piscinas mais incríveis do mundo, o que a torna um destino certeiro para casais em lua de mel.

Potato Head Beach Club, Bali

 

Beach Bar, Seminyak e Kuta, Bali, Indonésia
Praia de Seminyak, Potato Head Beach Club e La Plancha Beach Bar

Eu estive em Bali para fazer um trabalho voluntário como professora de inglês de crianças em uma escola pública perto de Ubud (conto para vocês no próximo post) e agora vou dizer porque Ubud é o meu lugar preferido na ilha!

Ubud

Ubud é um lugar único no mundo e eu diria que é o coração de Bali! É lá que você consegue viver Bali, absorver a cultura local sem deixar de estar num ambiente, digamos, internacional. Ubud está localizado no meio da floresta e entre os arrozais. Os seus moradores fazem oferendas aos deuses todos os dias pela manhã colocando flores e acendendo incensos nas calçadas e é comum assistir a cerimônias religiosas no meio da rua (no hinduísmo, há cerimônias para celebrar algumas passagens da vida como aniversários e até a morte). Há centenas (sem exagero) de templos, restaurantes, spas, retiros espirituais e locais que oferecem cursos de ioga e afins. E é tudo muito barato.

Oferenda Hindu Bali Indonésia
Cerimônia, Arrozal e Oferenda

A wifi em Ubud é maravilhosa, tem em todo lugar, é grátis e super rápida. Talvez seja esse o motivo que leva muitas pessoas a alugar casas em Bali e trabalhar normalmente de lá através de seus notebooks. Inclusive, uma das coisas mais comuns nos restaurantes é ver pessoas sozinhas nas mesas trabalhando em seus computadores, elas passam horas lá e consomem pouco ou mesmo nada, e isso não é nenhum problema, legal né? Eu mesma escrevi muitos posts para o blog nesses lugares!

Água de côco Bali Indonésia
Água de côco de todos os dias no Soma Café em Ubud

Como se locomover

A maioria das pessoas aluga scooters para explorar a ilha toda, o combustível é barato e o aluguel fica em torno de US$2,00 a diária. Se essa opção não agrada, a melhor dica é: UBER! Isso mesmo, a corrida de Uber sai pela metade do preço que a do táxi comum, vale muito a pena! Outra opção é contratar um motorista para ficar por conta durante alguns dias. Como Bali é barato, pode valer a pena!

Se você optar por Uber, use o código UBERCHECKTHETRIP e ganhe IDR75.000 (Rúpias da Indonésia) de desconto na primeira corrida na Indonésia. Você também pode usar no Brasil para ganhar R$20,00 de desconto ou em qualquer outro lugar do mundo que tenha Uber. 😀 

Lembrando mais uma vez que Bali é enorme! O Aeroporto Internacional (DPS) fica bem perto de Kuta, mas para ir de lá até Ubud ou para as praias do sul você leva mais de uma hora de carro.

Saiba também que o trânsito na ilha é caótico, as estradas são simples e há MUITAS scooters nas ruas, inclusive é comum ver crianças de 10 anos dirigindo.

Scooter Moto Bali Indonésia
Meus alunos de 13 anos indo embora da escola :)

Pechinche

Não compre absolutamente nada pelo preço que oferecem, mesmo que você ache barato. Geralmente, dá para baixar o preço em pelo menos 50%! Então se o preço de algo é 100.000 rúpias, ofereça 30.000 e tente fechar por até 50.000. Acredite, você ainda pagou mais caro que um local.

Outros destinos perto de Bali

Se você estiver planejando uma viagem para a Indonésia, considere visitar as Gili Islands, paraíso que fica a duas horas de barco de Bali. Outras opções incríveis e menos visitadas são Flores e as ilhas Komodo, onde é possível conhecer o famoso dragão de Komodo, praias belíssimas, fazer mergulhos e trilhas incríveis como a do Monte Kelimutu e seus três lagos coloridos! É possível chegar em Flores e Komodo de avião ou em passeios de barco de Bali e Gili (com pernoite pois as ilhas são  distantes entre elas).

Kelimutu três lagos (chocolate)- Flores, Indonésia
Monte Kelimutu e seus lagos

Fonte: Creative Commons

E aí, gostaram de Bali? Nos próximos posts vou contar tudo sobre a minha experiência como professora de inglês de crianças e também sobre os passeios que fiz por lá!

Liza Roriz

4 Comments

  1. Bali é um paraíso mesmo, ótimas observações! Preciso voltar para conhecer melhor Ubud, fiquei muito pouco tempo..

  2. Olá Liza,
    Eu adoro Bali, mas detesto Kuta. Na minha opinião, não tem interesse algum. Sabe o meu lugar favorito em Bali? Ubud. É daqueles lugares onde eu poderia viver, e olhe que não digo isso de muitos lugares.Como você diz e muito bem, “Ubud é um lugar único no mundo”… e “é o coração de Bali!”. As manhãs, com todos fazendo as oferendas aos deuses são momentos mágicos. Qualquer dia mudo-me para lá… rsrsrs
    Grande abraço.

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *