Trabalhando na Disney – O processo seletivo
Liza Roriz 25/10/2012

Quem não ama a Disney?

Independente de você ter estado em pelo menos um dos parques espalhados pelo mundo, todos cedem quando se trata da magia da Disney, sentida através dos filmes, personagens, músicas e qualquer outra coisa que leve a marca.

A Disney pensa em cada detalhe para agradar os seus fãs e é aí que nós, brasileiros, entramos na história. Quando se trata dos parques, ela deseja que os visitantes, carinhosamente chamados de “guests” (convidados), se sintam muito a vontade durante o tempo que passarem em seus estabelecimentos. Uma forma de fazer isso é recrutando funcionários de várias nacionalidades. Dessa forma, mesmo que você não fale a língua do país, alguém na Disney falará a sua.

Embora existam várias formas de trabalhar na Disney, uma das únicas que não tem como requisito “ter participado de ao menos um programa da empresa” é o International College Program, também conhecido como ICP. Nele, os selecionados irão trabalhar nos parques ou resorts do complexo em Orlando durante as férias de verão no Brasil, com embarques a partir de Novembro e retorno até o mês de março.

Será que eu posso participar?

Os principais requisitos são:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade
  • Estar matriculado em um curso universitário reconhecido pelo MEC com pelo menos quatro anos de duração (participantes devem cursar entre o segundo e penúltimo semestre)
  • Falar inglês fluente

Tudo certo!

Tendo os requisitos, o próximo passo é entrar no site da STB , agência responsável pelo programa no Brasil. Lá você terá as informações de quando as inscrições serão abertas, geralmente no mês de maio.

Quando isso acontecer, confirme a sua presença em uma data das palestras informativas, que podem ocorrer até o mês de Julho, em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, etc.

A primeira etapa

1.     A primeira palestra informativa

O funcionário da STB responsável pelo programa Disney irá fazer a palestra em inglês, e explicar tudo sobre o programa: quais os jobs disponíveis, o salário, a carga horária, onde você irá morar, o que é a Disney, o que ela procura, quais serão os seus custos no programa, etc.

No final da palestra, você receberá um formulário, em que deve preencher os seus dados pessoais e também quais posições de trabalho você se interessou mais (por ordem de preferência). Ao entregar o formulário, irá receber uma senha para a entrevista, que pode acontecer no mesmo dia ou nos dias seguintes. 

2.     A primeira entrevista individual (em inglês)

A entrevista é feita pelo próprio staff da STB no local da palestra (caso seja neste dia) ou em uma das lojas. São dois inscritos por entrevista, ou seja, não seja tímido e preste atenção no concorrente, demonstre interesse e compreensão de tudo o que ele disser: algumas das principais características que a Disney procura são extroversão e capacidade de interação. Além disso, os dois podem ser aprovados, o que aconteceu no meu caso. Veja aqui o post com dicas valiosas sobre como se comportar na entrevista e quais perguntas costumam ser feitas. O candidato receberá o resultado na sua página de inscrição no site da STB.

A segunda etapa

Caso seja aprovado, o candidato passa para a próxima fase, que acontece a partir de Agosto. Nessa etapa, o próprio cast da Disney vem diretamente de Orlando para comandar o recrutamento.

1.     A segunda palestra informativa

A segunda palestra é muito parecida com a primeira, contendo basicamente as mesmas informações, porém um pouco mais ricas, visto que são os próprios funcionários da Disney que estão dizendo.

2.     A segunda entrevista individual (em inglês)

Após a palestra, será possível agendar a próxima entrevista em sua página da STB. Os entrevistadores serão algum dos cast members americanos que você irá conhecer na última palestra.

A entrevista também é feita com dois candidatos simultaneamente e contêm perguntas parecidas com as da primeira. A duração é de no máximo 20 minutos.

Após o resultado

Terminando a entrevista, é só aguardar o resultado! Você irá recebê-lo na sua página de inscrição no site da STB. Caso tenha passado, será agendada uma data para a compra da passagem aérea e seguro internacional na STB. Outra data será marcada pela STB para tirar o visto de trabalho no consulado americano.

Caso você não tenha passado ou ficado em standby e não tenha sido chamado, não desanime e tente novo no próximo ano. Afinal, foi o próprio Walt Disney que disse: “All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them”.

Trabalhando na Disney

Liza Roriz

3 Comments

    1. Oi Bianca, tudo bem? Me lembro que com o salário que eu ganhava no parque, paguei a passagem aérea e ainda curti 20 dias em New York. Se você não quiser gastar muito, é bem tranquilo porque o aluguel eles já descontam do paycheck e a comida é muito barata. Dá também para gastar e fazer muitas horas extras para compensar, vai depender de você!
      Beijos!!

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *