Trabalhando na Disney – Os primeiros dias
Liza Roriz 26/10/2012

Ainda antes de embarcar, você já fica sabendo em qual job position irá trabalhar. Como mencionei nesse post, você pode escolher todas as funções que te interessam por ordem de preferência na hora da inscrição, e provavelmente será selecionado para alguma delas. Você não sabe, no entanto, aonde irá trabalhar e o que irá fazer exatamente. Mas relaxe, ficará sabendo assim que chegar!

Embarcando

No ano em que participei do programa, 2007, a Disney marcou três datas de chegada para os brasileiros. A STB nos orientou sobre qual voo deveríamos pegar, visto que ela avisaria a Disney o horário de chegada para que eles fossem nos buscar. O meu voo por exemplo, estava lotado de cast members. Sei disso porque antes do embarque, recebemos uma camiseta para facilitar a identificação.

Disney Cast Members - Embarcando em Guarulhos

No aeroporto de Orlando

Uma pessoa identificada estava nos esperando no desembarque e fomos encaminhados para um dos vários ônibus que transportariam todos os recém-chegados. De lá, fomos direto para o Vista Way, um dos condomínios onde os cast members moram.

Ônibus Disney Cast Members - Chegando!

Check in

Todo um processo havia sido organizado para nos receber no Vista Way. Através de uma fila indiana, passamos por várias pessoas, cada uma responsável por alguma informação. Assinamos formulários, ficamos sabendo sobre os próximos dias, recebemos várias revistas com informações da Disney, em qual condomínio e número do apartamento que iríamos morar, etc. Três outras informações importantes foram:

– Login e senha para o The Hub (enterpriseportal.disney.com): portal usado pelos cast members da Disney. É lá que o funcionário faz o “clock in” e “clock out” (bate o cartão) diariamente, fica sabendo de todos os descontos que tem direito, acompanha a sua escala de trabalho (cada semana é uma escala diferente, às vezes o seu day off é na terça, outras é na quinta, as vezes você trabalha de manhã, outras de noite, etc).

– Disney ID: identidade que mostra em qual condomínio você mora e precisa ser apresentada para entrar em qualquer lugar autorizado somente para cast members, como ônibus, condomínios, etc.

– Local de trabalho

Por fim, passamos por uma espécie de inspeção, para ver se você se enquadra no Disney Look.

O que é o Disney Look?

Resumindo em duas palavras, trata-se de um look clean. É possível escrever um livro sobre isso, aliás, ele existe, e ganhamos um neste dia. Há várias coisas que podem, ou não, ser usadas por um cast member em trabalho. Por exemplo, barbas por fazer e maquiagens pesadas são proibidas e você pode levar uma advertência caso descumpra a orientação (a Disney é bem rigorosa quanto a isso). Eu mesma não passei na inspeção pois tinha luzes californianas (como é possível ver nas fotos anteriores), tive que pintar o cabelo para uma cor uniforme (como é possível ver nas próximas fotos) e passar por uma nova aprovação.

Bom, com todas as informações em mãos, cada um seguiu para a sua residência. O resto do dia era livre e a noite um ônibus levaria os interessados no Wal Mart para as primeiras compras.

Os condomínios residenciais

No meu ano, o condomínio Tree House Villas estava desativado para uma reforma e o Patterson Court, em construção, não estava pronto. Sendo assim, sobraram apenas três: Vista Way, The Commons e Chattam Square. Como não era possível abrigar todos os cast members neles, a Disney fez uma parceria com o hotel Blue Heron, bem perto do Vista Way.

Eu tive a excelente oportunidade de ser uma moradora do Blue Heron, era demais! O apartamento era novinho, todo equipado, já incluía as roupas de cama, somente três pessoas por apê e tínhamos uma vista linda! O hotel tinha várias piscinas e uma jacuzzi que faziam a alegria dos cast members. Outro ponto positivo é que fazíamos festas até a hora que queríamos pois não existia security por lá (existe uma security em cada condomínio Disney que garante que todos os cast members que não moram lá saiam até 1h da manhã, além de acabar as festinhas e inspecionar se alguém menor de idade está bebendo: a idade mínima nos EUA é 21 anos).

Fotos do Blue Heron:

Disney Cast Members - Blue Heron

Disney Cast Members - Blue Heron

Disney Cast Members - Blue Heron

Reparem na minha Disney ID:

Blue Heron - Disney Cast Member

Disney Cast Members na piscina - Blue Heron

Florida! Disney Cast Members - Blue Heron

Festa no Blue Heron era igual coração de mãe, sempre cabia mais um! Essa é do Natal:

Natal - Disney Cast Members

O Traditions

O segundo dia na Disney começa com o famoso Traditions, que acontece na Disney University. O traje social é obrigatório. Você passa o dia conhecendo a história da Disney, desde o momento em que o senhor Walt Disney sonhou com um rato em uma longa viagem de trem. Você aprende que a Disney não é só a Disney, e conhece todas as empresas que fazem este grupo ser o maior no ramo do entretenimento no mundo. Os valores da empresa são apresentados e você entende como o foco no cliente é importante, é uma verdadeira aula de Marketing. Algumas brincadeiras são realizadas e ganhamos alguns brindes, inclusive um raro pin do Traditions.

As salas de aula são todas decoradas com personagens da Disney e suas frases:

Sala do Traditions - Disney Cast Members

Disney University - Disney Cast Members

Once upon a time

No terceiro dia, os cast members são divididos em grupos por local de trabalho. Eu iria trabalhar no Magic Kingdom então o meu grupo iria conhecer este parque. A Disney chama os eventos desse dia de once upon a time. Chegamos lá uma hora antes da abertura e pudemos ver como cada loja ou atração se prepara para começar o dia. No momento da abertura dos portões, todos estão ao lado de fora cumprimentando os primeiros guests.

Neste dia aprendemos um pouco da história de cada lugar do parque e por fim, somos apresentados aos nossos treinadores. Eles serão responsáveis por nos ensinar tudo o que iremos fazer, desde as nossas funções até nos mostrar como fazer o clock in/out, acessar o The Hub, onde estão os lockers, onde pegar a sua costume (uniforme carinhosamente chamado de fantasia), etc.

Once upon a time - Disney Cast Members

O treinamento

Cada função exige um treinamento específico. No meu caso, trabalhei em três atrações da Tomorrowland e tive duas semanas para aprender tudo. No fim, você é submetida a uma prova oral e outra escrita e caso passe, pode começar a trabalhar! Obs. Não tenho a menor ideia do que acontece se você não passar, imagino que mais uma semana de treinamento.

Nessa época de aprendizado, você usa uma charmosa bandeirinha no name tag escrito “earning my ears”. Tenho um bloquinho com todas as anotações do meu treinamento e farei um post sobre isso mais tarde. Espero que tenham gostado!

Name Tag - Disney Cast Member - Earning my ears

 

Liza Roriz

1 Comments

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *